Entrar    Quero me cadastrar SOBRE O FÓRUM PCs | PUBLICIDADE | AJUDA | FALE CONOSCO

0Recomendações

Legislação de crimes virtuais torna internauta fora-da-lei

Ir à página 1, 2  Seguinte

Kaolin
Cadastro: 09 Jul 2003
Local/Origem: BH

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink - Legislação de crimes virtuais torna internauta fora-da-lei

Você já desbloqueou um celular para usá-lo com outra operadora? Verifica a autorização de sites antes de acessá-los? Já enviou fotos pela Internet?

Atire a primeira pedra quem nunca fez nada disso (sem entrar em pequenas 'contravenções' que quase todo mundo faz como baixar músicas da Internet ou copiar um texto da Internet em seu blog, por exemplo). Com o projeto de lei aprovado ontem no Senado, todas essas ações serão consideradas crimes com pena de prisão de até seis anos.

"A redação da lei é muito ampla e pode abranger diversos casos. A interpretação do que é ou não crime será de um juiz criminal, acostumado a lidar com homicídios e não com tecnologia", diz Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro.

Segundo ele, o projeto de lei é "muito ruim" porque foi vendido como um projeto de combate à pedofilia, mas apenas um de 20 artigos trata de crimes contra a criança. "O que acontece em todo o mundo é uma regulamentação civil e o que não é controlado assim vai para a esfera criminal. O Brasil está andando no caminho contrário, criminalizando as ações".

André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA e um dos idealizadores da petição contra a lei, diz que o usuário comum ficará com a sensação de ser vigiado e não saberá se o que está fazendo é legal ou não.

"Por exemplo, se eu disseminar um vírus sem saber, poderei ser preso? Posso trocar arquivos entre meus pares mesmo em redes P2P (minhas fotos, minhas músicas, meus arquivos de textos) sem pedir autorização prévia? Como os provedores vão interpretar essas trocas? Posso copiar uma parte do texto de um blog e colar no meu? Ou seja, ela cria um sentimento de insegurança e de medo generalizado".

"Hoje baixar uma música não é considerado crime, é um ato ilícito punido com indenização, mas com a nova lei, com as diversas possíveis interpretações da lei, pessoas podem ser penalizadas e presas", lembra Ronaldo.

Provedores podem impedir que o internauta acesse um determinado site por não querer atividades "ilegais" no seu sistema, diz André. Com isso, ele impediria a troca de arquivos legalmente também. "Acho que essa lei é um atalho para a quebra da neutralidade da rede no Brasil, ao impedir acesso a esses e outros sites julgados (pelo provedor?) suspeitos".

Autorização expressa?

Em relação ao acesso a sites, o problema toma proporções ainda maiores. "O projeto diz que cabe ao 'legítimo titular conceder ou não a autorização' de acesso do site, por exemplo. A lei, então, entrega para o dono da página ou da rede a capacidade de redigir a lei penal", afirma Ronaldo.

Se nos termos de uso, uma pessoa colocar que seu site só pode ser visualizado das 7 às 15 horas e alguém acessá-lo fora deste período, ela pode pegar de 1 a 3 anos de prisão e pagar multa. O projeto de lei também não especifica o que é a "expressa restrição de acesso".

"Se nada estiver especificado nos termos de uso do site, pela lei de direito autoral, a reprodução do conteúdo, mesmo mencionando a fonte, será punida", diz Ronaldo. Além disso, ele destaca que o projeto não diz se a autorização deve ser jurídica, legal ou tecnológica.

A prática corrente trocar informações, citar e copiar partes de um conteúdo seria prejudicada. "Essa é uma prática criativa, mobilizadora, enriquecedora. Mas a lei exige que o usuário tenha um autorização antes de usar. Isso iria, bloquear os diversos usos da internet e tornar mais lenta, senão impossível, a troca de informações, o debate público", diz André.

Lei aplica-se a qualquer dispositivo de comunicação

O projeto de lei criminaliza, por exemplo, o simples acesso a sites. Mas a lei não trata apenas de Internet, qualquer dispositivo de comunicação —como celulares, MP3 players, videogames e conversores de TV digital— está inserido na lei. Alterá-los sem autorização do fabricante pode dar cadeia.

Ao desbloquear um celular para usar chip de outra operadora ou transferir músicas não autorizadas pelo fabricante, o usuário está violando a "segurança de dispositivo de comunicação", o que é categorizado na lei com crime.

Quem desbloqueia o iPhone, por exemplo, pode pegar pena de 2 a 4 ano e pagar multa segundo a nova lei. "Alterar o aparelho é 'funcionamento desautorizado do legítimo titular' previsto na lei", explica Ronaldo.

Ele diz que nos EUA, onde a legislação é severa, a lei expressamente permite o desbloqueio de aparelhos. "Você compra o aparelho e ele passa a ser seu, o usuário não tem que seguir regras do fabricante.

Fonte:
Uol Tecnologia

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Privada

NoT-XoR
Cadastro: 03 Ago 2003
Local/Origem: Teresópolis - RJ

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

Infelizmente o nosso País gera esses absurdos. Ainda não consegui entender a quem está nova lei vai beneficiar, mas, pode ter certeza que ela esta sendo feita por algum motivo que ainda não sabemos. O Excelentíssimo Senador Eduardo Azeredo está por detrás dessa Lei absurda. Quem não se lembra do escândalo do mensalão em que esse Senhor está envolvido em toda aquela roubalheira e, quase perdeu seu mandato? Temos também o Magno Malta, Presidente da CPI da Pedofilia, que também quase perdeu seu mandato por ter recebido propina, carros e etc.

Muito bem, são esses os nossos pseudos defensores da moralidade, são essas nossas autoridades. O que esperar deles, senão essas porcarias? É triste, muito triste e desanimador tudo isso.

Gostaria de ver uma Lei em que roubo de dinheiro publico e abuso de autoridade fosse punido como crime hediondo, com perda imediata de mandado e 10 anos de prisão. Dessa maneira afugentaríamos essa corja maldita que só afunda nosso querido Brasil.

Punas-se o cidadão, e que se FOD..... Eles que se virem pra viver. É assim que agem e pensam a maioria das nossas autoridades.

Podem ter certeza que essa Lei vai ser aprovada, assim como essa da tolerância 0 com Bebida e direção foi aprovada. E nossas liberdades vão sendo cada vez mais restringidas. Daqui pouco nem sair de casa poderemos mais.

Deveríamos ir pra Rua e fazer um escarcéu contra tudo isso. CARA PINTADA!!!!

Q9550@3.6 GHz - Gigabyte EP45C-UD3R 4 GB GSkill 1066 BPK
Auzentech X-Fi Prelude 7.1 - 4870 1gb PCS+ - PC Power & Cooling 750W
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do Usuário

coringa33
Cadastro: 05 Out 2005

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

Laughing Haja cadeia para tantos brasileiros, já que estendeu até a celulares, acredito que o Brasil não tenha 200 milhões de celas disponíveis no sistema carcerário... Por que vai ser necessário...
Será que esse laranja azeredo tem noção do que criou? acho que o cara nem sabe o que é internet, colocaram esse projeto de lei feita nas mãos do laraja azeredo... Esse cara não tem amor a vida mesmo..rs
Tenho quase certeza que 90% desse lei seja inconstitucional....

Por existir uma lei maior, eu vou continuar desbloqueando meus celulares, ouvindo meus mp3 (que eu mesmo criei dos meus Lp´s)...

Uma coisa é certa se a net virar um território extremamente regrando, contrato uma TV a cabo de qualidade e cancelo a banda larga... Para que vou querer ter internet se não posso fazer nada, ler somente paginas que o provedor quer, ficar limitado a conteúdos que não fui eu quem escolheu? etc, etc... Onde clico em cancelar com a operadora? Wink

[]´s

Kaolin
Cadastro: 09 Jul 2003
Local/Origem: BH

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

coringa33 escreveu:

Será que esse laranja azeredo tem noção do que criou? acho que o cara nem sabe o que é internet, colocaram esse projeto de lei feita nas mãos do laraja azeredo... Esse cara não tem amor a vida mesmo..rs

Ele é analista de sistemas por formação. Mas confira abaixo o nível o sujeito a respeito da própria lei que ele quer criar:

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/05/22/ult4213u97.jhtm

Desconfio que é capacho de de outras mentes que existem por trás dele, mas disso falarei depois. Estou aguardando que o Sucupira termine a coluna dele sobre o Orkut para decidir se falo lá ou se posto em separado. Sei que criaram um movimento bem articulado, usando o Orkut como bode expiatório, para culminar nisso aí que estamos vendo.

coringa33

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

Kaolin escreveu:
coringa33 escreveu:

Ele é analista de sistemas por formação. Mas confira abaixo o nível o sujeito a respeito da própria lei que ele quer criar:

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/05/22/ult4213u97.jhtm

Desconfio que é capacho de de outras mentes que existem por trás dele, mas disso falarei depois. Estou aguardando que o Sucupira termine a coluna dele sobre o Orkut para decidir se falo lá ou se posto em separado. Sei que criaram um movimento bem articulado, usando o Orkut como bode expiatório, para culminar nisso aí que estamos vendo.

Pode ter certeza disso... Senão de duas uma, ele nem tenha lido o conteúdo do projeto que as "outras mentes" criaram ou na pior das hipóteses é daqueles que nunca freqüentou a faculdade mas misteriosamente um diploma cai em suas mãos... (questões políticas, já vi muito disso...) Shocked

Mas a verdade é que existem muitos interesses por trás disso, vai saber qual minoria ele defende e quer tanto a aprovação disso, o problema é o conflito que vai gerar... Pode ferir até peixe grande e ai o bicho pega... Brasileiro só acorda quando o circo já pegou fogo... Evil or Very Mad

Paciência!!

[]´s

URSS
Cadastro: 02 Set 2007

Responder com Citação
Permalink

coringa33 escreveu:
Brasileiro só acorda quando o circo já pegou fogo... Evil or Very Mad

Paciência!!

[]´s

Na notícia sobre o desbloqueio do iPhone eu fiz referência a lei, que considera esse tipo de prática crime e pune a pessoa com prisão.

A resposta foi "essa lei não vai ser aprovada e não vai dar em nada".

Se ela não for aprovada, será pela pressão e pelas reclamações que estão chovendo, não contra a lei em sí (que é bem vinda, bem ou mal, já que tipifica diversos crimes específicos pela internet), mas pelo absurdo que são os artigos 258-A e 258-B.

Só que eu pergunto: e se ela for aprovada?
Não vão chorar depois... Rolling Eyes

[ ]'s

Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Machado de Assis

Luiz Sérgio
Membro Folding@Home
Membro Folding@Home
Cadastro: 23 Abr 2004
Local/Origem: Araruama - RJ

Clube Fórum PCs
Folding@Home
Galeria de Imagens
Responder com Citação
Permalink

URSS escreveu:
Na notícia sobre o desbloqueio do iPhone eu fiz referência a lei, que considera esse tipo de prática crime e pune a pessoa com prisão.

pois é, eu lembro disso... Rolling Eyes

o mais incrível é que esse débil mental que redigiu o texto ainda tem a cara de pau de dizer que essa lei é útil para alguma coisa!
para que? prender todos os cidadãos com Internet?
ah, v.t.n.c.! Evil or Very Mad

a mídia não mostra nada sobre o assunto, porque não a interessa.
eles preferem mostrar a nova operação "bota-na-minha" da polícia federal, mostrar que aquele desgraçado ladrão vai continuar solto rindo da cara dos otários aqui, encher o saco com essa palhaçada de avião que caiu há 1 ano...
*****!

aí se a lei for aprovada, nesse dia irão fazer um escarcéu e assustar o povo dizendo subliminarmente:
sua internet é inútil, cancele para não ser preso!
volte a ser escravo de TV e jornais.

é, assim até eu controlo a mente do povo... Rolling Eyes

Heavy Metal 'Til Death
Q9400 @ 3,36GHz 1,23v|GA-965P-DS3|4x2GB G.Skill Pi|HIS HD4870|2x500+200+160GB|CWT 500W

coringa33

Clube Fórum PCs
Responder com Citação
Permalink

URSS escreveu:

Se ela não for aprovada, será pela pressão e pelas reclamações que estão chovendo, não contra a lei em sí (que é bem vinda, bem ou mal, já que tipifica diversos crimes específicos pela internet), mas pelo absurdo que são os artigos 258-A e 258-B.

Só que eu pergunto: e se ela for aprovada?
Não vão chorar depois... Rolling Eyes

[ ]'s

Acredito que ela terá que ser revista, já repararam que nunca um projeto de lei foi tão difícil ser encontrado na íntegra como é esse? Por que tanto "ocultismo" para uma lei?
Eu enxergo como o grande abuso dessa lei a violação da privacidade, rasgaram a constituição desse pais... No artigo 21 ou 22 dessa lei obriga a todos termos uma espécie de CPF digital e autenticar com ele para poder navegar, e toda nossa navegação na internet é registrada e armazenada pelos provedores durante 3 anos...

Ou seja, nem banco dará mais para usar, quem irá confiar em digitar suas senhas, se o conteúdo do que foi digitado estará armazenado durante três longos anos em computadores que serão o novo filé mignon de ladrões virtuais... Lembrando que estamos no Brasil... Eu mesmo não confiarei mais, muito provavelmente deixarei de utilizar banda larga... Essa lei esta mais para um regime comunista do que para proteção... Por exemplo como fica a situação dos extrangeiros que invadem nossas redes ou mesmo de brasileiros daqui fingindo estar em outro pais? Cadê a segurança?

Acredito que ao chegar na camara dos deputados, haverá um aperto para que boa parte do texto seja revisto, se for aprovada da forma que está prejudicará, não só nos usuários (que nada temos a ver com o pato) mas também grandes blocos econômicos, internet banda larga deixará de ter o atrativo que tem hoje.

O grande problema é que uma lei dessas deveria ser desenvolvidas por técnicos especializados, dá forma que esta, a impressão que tenho dos artigos que li, ela foi elaborada por leigos, sem qualquer noção da realidade atual.

Aqui tem um acompanhamento: http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/PLSEduardoAzeredo

[]´s

brunofoca
Cadastro: 15 Out 2007

Responder com Citação
Permalink

Ao invés de ficar assinando petição online porque não enviar um e-mail para os deputados do seu Estado?

Deputados do Estado de São Paulo escreveu:

PSDB
dep.antoniocarlosmendesthame@camara.gov.br
dep.antoniocarlospannunzio@camara.gov.br
dep.carlossampaio@camara.gov.br
dep.duartenogueira@camara.gov.br
dep.fernandochucre@camara.gov.br
dep.joseanibal@camara.gov.br
dep.lobbeneto@camara.gov.br
dep.paulorenatosouza@camara.gov.br
dep.renatoamary@camara.gov.br
dep.ricardotripoli@camara.gov.br
dep.walterfeldmam@camara.gov.br
dep.zulaiecobra@camara.gov.br

PFL
dep.guilhermecampos@camara.gov.br
dep.jorgetadeumudalen@camara.gov.br
dep.jorginhomaluly@camara.gov.br
dep.dr.pinotti@camara.gov.br
dep.luizcarlossantos@camara.gov.br

PV
dep.dr.talmir@camara.gov.br
dep.josepaulotoffano@camara.gov.br
dep.marceloortiz@camara.gov.br
dep.dr.nechar@camara.gov.br

PT
dep.arlindochinaglia@camara.gov.br
dep.carloszarattini@camara.gov.br
dep.devanirribeiro@camara.gov.br
dep.ivanvalente@camara.com.br
dep.janeterochapieta@camara.gov.br
dep.jilmartatto@camara.gov.br
dep.joseeduardocardozo@camara.gov.br
dep.josegenoino@camara.gov.br
dep.josementor@camara.gov.br
dep.joaopaulocunha@camara.gov.br
dep.pauloteixeira@camara.gov.br
dep.ricardoberzoini@camara.gov.br
dep.vicentinho@camara.gov.br

PL
dep.miltonmonti@camara.gov.br

PP
dep.celsorussimanno@camara.gov.br
dep.paulomaluf@camara.gov.br
dep.vadaogomes@camara.gov.br
dep.vanderleiassis@camara.gov.br

PR
dep.clodovilhernandes@camara.gov.br
dep.lucianacosta@camara.gov.br

PPS
dep.claudiomagrao@camara.gov.br

PSB
dep.dr.ubiali@camara.gov.br
dep.luizaerundina@camara.gov.br
dep.marciofranca@camara.gov.br

PMDB
dep.dr.ubiali@camara.gov.br
dep.micheltemer@camara.gov.br

PTB
dep.frankaguiar@camara.gov.br
dep.nelsonmarquezelli@camara.gov.br
dep.ricardoizar@camara.gov.br
dep.vicentecascione@camara.gov.br

PDT
dep.joaodado@camara.gov.br
dep.paulopereiradasilva@camara.gov.br
dep.reinaldonogueira@camara.gov.br

PSC
dep.regisdeoliveira@camara.gov.br

PL
dep.valdemarcostaneto@camara.gov.br
dep.wandervalsantos@camara.gov.br

Aqui esta uma copia de mensagem que enviei para Todos os deputados do Estado de São Paulo, recomendo que façam o mesmo e divulguem a mensagem, obvio troquem os deputados de São Paulo para o do seu Estado.
Mensagem padrão para os deputados de São Paulo escreveu:

Senhor Deputado de São Paulo, venho aqui questionar você sobre qual posição o senhor defende referente ao projeto Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo ao projeto de Lei da Câmara 89/2003, e Projetos de Lei do Senado n. 137/2000, e n. 76/2000, pelo substitutivo desse projeto o uso da internet no Brasil passara a ser limitado, as modificações feitas no projeto são um atentado a liberdade de expressão, a privacidade e as inovações tecnológicas que a Internet traz ao mundo.
Acredito que nem o maior critico da lei ignora a necessidade de se criar punições para crimes na Internet, mas da forma como foi escrita o simples ato de acessar a Internet já torna o usuário um criminoso.
Envergonha-me que um Analista de Sistemas tenha demonstrado tanto desconhecimento sobre a Internet e sobre tecnologia quando escreveu o referido substitutivo.
Sendo flagrante a ameaça à liberdade de expressão, privacidade e inovação que essa lei não resta alternativa senão o senhor deputados rejeite o projeto, como eleitor a única forma de mostrar meu descontentamento caso não seja atendido esse pedido é não votando no senhor nem na sua legenda próxima eleição.
Deixe abaixo para reflexão a petição On-line contra o referido projeto, com a aprovação desse projeto o simples ato de clicar nesse link já tornaria o senhor um criminoso, pois não obteve autorização expressa do responsável pelo site.
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition.html
Assinado:
Seu nome
Eleitor do Estado de Seu Estado

ze o cara
Cadastro: 20 Set 2005

Clube Fórum PCs
Galeria de Imagens
Responder com Citação
Permalink

Isso pra mim é coisa desses desocupados que ficam só usufruindo de nosso dinheiro.

Página 1 de 2 Ir à página 1, 2  Seguinte
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens